𝐏𝐞𝐥𝐚𝐬 𝟏𝟏:𝟏𝟒 𝐝𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐡𝐚̃ 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝟏𝟒 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, “𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐭𝐫𝐞𝐦𝐞𝐮” na Escola Básica de Silvalde e os alunos de três turmas participaram na simulação de sismo, adoptando os 𝐭𝐫𝐞̂𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐬𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐬 𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚̃𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐦 𝐚𝐝𝐨𝐭𝐚𝐫 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐢𝐬𝐦𝐨, 𝐦𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 – 𝐁𝐚𝐢𝐱𝐚𝐫, 𝐏𝐫𝐨𝐭𝐞𝐠𝐞𝐫, 𝐀𝐠𝐮𝐚𝐫𝐝𝐚𝐫. De seguida, foram “evacuados” para o exterior das instalações, de acordo com as indicações transmitidas pelos elementos da Proteção Civil.
O 𝐞𝐱𝐞𝐫𝐜𝐢́𝐜𝐢𝐨 “𝐀 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐓𝐫𝐞𝐦𝐞”, é organizado anualmente pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil). Em Espinho foi coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e contou com a participação dos Bombeiros do Concelho de Espinho, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha Portuguesa e Polícia Marítima. Estiveram ainda presentes nesta simulação a presidente da autarquia, Maria Manuel Cruz, o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira, bem como o pessoal docente e não docente daquela instituição de ensino.
Trata-se de uma atividade com o objetivo de estimular a sociedade civil num exercício com a duração de 1 minuto, ocorrido à mesma hora em todo o país, colocando em prática os comportamentos que lhes podem salvar a vida e cuja adoção se revela fundamental, na eventualidade de ocorrer um sismo.