A Associação de Beneficência Cultura e Recreio de Paramos (ABCR) festejou o seu 43º aniversário no último fim-de-semana, com várias atividades que envolveram os seus membros, sócios e amigos. Esta associação, que tem como missão preservar e divulgar o património material e imaterial da freguesia de Paramos, promoveu momentos de convívio entre todos.
As comemorações iniciaram-se na sexta-feira, dia 3 de novembro, com um Torneio de Sueca na sede do Rancho Recordar é Viver de Paramos, que contou com a participação de elementos e amigos do rancho. No sábado, dia 4 de novembro, realizou-se uma missa solene na Igreja Paroquial de Paramos, seguida de uma romagem ao cemitério para prestar tributo aos fundadores e colaboradores da associação que já faleceram.
À noite, no restaurante Casarão do Emigrante, decorreu o jantar comemorativo, que reuniu mais de 50 pessoas, entre as quais a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, a vereadora da Câmara Lurdes Rebelo, e o presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia de Paramos, Manuel Dias e Américo Castro, respetivamente. O ambiente foi de festa e animação, com música e muita alegria.
O presidente da direção da ABCR, Domingos Sá, agradeceu a presença de todos e o apoio que têm dado à associação ao longo destes anos. Ele também lançou o desafio à autarquia de organizar em conjunto o Festival de Folclore de Espinho, que foi um dos maiores festivais do país e que está suspenso há alguns anos. “Queremos que o Festival volte a ser uma realidade, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura e o nosso folclore, que são patrimónios únicos e inestimáveis. Durante alguns anos foi um dos maiores e importantes Festivais a nível Nacional, e que foi centro de atração e até de disputa para Municípios e Grupos de Folclore de todo o País”, afirmou.
A presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, elogiou o trabalho da ABCR e do Rancho, que considera um exemplo de serviço público e de cidadania. Tendo-se mostrado disponível para colaborar na realização do Festival de Folclore de Espinho, que disse ser uma iniciativa de grande importância para o concelho e para a região. “Este ano, foi um ano difícil, mas para o próximo ano e com a vossa ajuda, iremos trazer de volta o Festival. Mais do que um rancho, vocês fazem um serviço público junto das instituições, notável. Vocês têm um papel fundamental, quer na freguesia de Paramos, quer no concelho. Parabéns!”, referiu.
No final dos discursos, foram entregues os diplomas de participação e de vencedores do Torneio de Sueca. Depois, os membros, sócios e amigos da ABCR cantaram os parabéns e cortaram o bolo de aniversário, brindando a mais um ano de existência da associação.