A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município e da Infraestruturas de Portugal, I.P. e do empreiteiro da obra, recebeu para a autarquia a obra da Passagem Inferior Rodoviária de Silvalde.
Esta obra, que apresentou vários constrangimentos na sua elaboração e execução (que foi possível minorar ou eliminar, em resultado de diálogo colaborativo entre todos os intervenientes e no contexto da auscultação dos legítimos anseios das populações do território), é assim colocada ao serviço do Município de Espinho e dos residentes no território, melhorando significativamente as condições de mobilidade e segurança de quantos se deslocam e vivem naquela zona.
Como a edil teve oportunidade de frisar na ocasião, trata-se de uma obra estruturante para o território globalmente considerado e um meio indiscutível de contribuir para melhorar significativamente a qualidade de vida dos espinhenses e dos silvaldenses em particular.
Na sequência da abertura da PIR, deixa de ser possível a circulação de veículos na passagem de nível, que – até à abertura da Passagem Superior que se encontra em fase de conclusão – apenas estará disponível para circulação de peões.