A Academia We Fight e o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, representados por Filipe Azevedo e José Ilídio Sá (responsáveis pelas duas instituições) estiveram presentes em Plovdiv (Bulgária) no âmbito de Projeto Europeu entre os dias 30 de janeiro e um de fevereiro. Esta deslocação visou reunir presencialmente com os dois outros parceiros integrados na iniciativa, dois estabelecimentos de ensino daquele país (Escola Secundária Georgi S Rakovski e Escola Secundária Privada Edmund Burke). Neste encontro, foram definidas e concertadas as atividades a realizar por cada um dos participantes até ao final de maio. A próxima reunião terá lugar em Espinho, precisamente no mês de maio para que sejam apresentados os resultados do trabalho entretanto produzido.
O objetivo geral do projeto SAFE visa salvaguardar os direitos e facilitar a capacitação de crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, contra o bullying e outros tipos de violência, com especial atenção para as crianças e adolescentes de comunidades em risco de exclusão social. O projeto pretende atingir este objetivo através da produção, experimentação e validação de um programa psico-educativo e desportivo de combate ao bullying. Assim, o projeto SAFE está alinhado e apoia a implementação das diretrizes da UE para acabar com o bullying através da educação e do desporto. Além disso, visa promover a inclusão social, a igualdade e a não discriminação dentro e fora da escola e no desporto.
O programa psico-educativo e desportivo anti-bullying tem como objetivo promover a intervenção precoce em crianças e adolescentes através do desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais e comportamentais fundamentais, adaptadas às suas necessidades específicas. Para tal, este programa abrangente irá: desconstruir crenças irracionais, estereótipos e preconceitos; preparar para os conceitos de autodefesa e situações limite; ensinar a utilizar a linguagem não-verbal; desenvolver competências de autodefesa física; promover estratégias de coping perante situações limite (falar, não aceitar, denunciar, não permitir).
Para mais informações, pode ser consultado o site do Projeto em https://wfsafeproject.com/