Decorreu no último sábado na Praia Internacional (Matosinhos), inserido no Norte Surf Fest – festival promotor da cultura do surf em Portugal – o Surf School Challenge. A organização apresentou aos atletas e treinadores um formato diferente do habitual, fomentando a socialização e espírito de equipa através de baterias que se realizaram em estafetas. As equipas eram constituídas por cinco atletas que deveriam adquirir a maior soma de pontos possível, sendo que cada atleta poderia surfar no máximo três ondas, prevalecendo a sua onda mais forte.
Foi com a excelente adaptação a este formato e às condições desafiantes que a Associação Mar de Espinho galgou terreno até à final, disputada entre equipas de Norte a Sul. A equipa obedeceu aos critérios pré-definidos sendo constituída por David Coelho e Tomás Rego (sub-16), Diogo Tavares e Gabriel Ferreira (elementos Open) e Beatriz Costa (integrante feminina e treinadora). Foi com performances consistentes e troca de conhecimentos entre os mais velhos e os mais novos que a equipa alcançou um merecido 2º lugar na final, ficando apenas atrás do Algarve Surf Clube que se destacou durante todo o campeonato. A final foi também disputada pela Associação Desportiva e Cultural São Jacinto, que ocupou o 3º posto, e pela Surf Fitbox, equipa local.
Os atletas da Associação Mar de Espinho trazem consigo uma excelente experiência e mais uma prova de que têm uma palavra a dizer no panorama do surf nacional.