No passado sábado, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho, foi palco do lançamento do mais recente livro de Clementina de Sousa, “Tinara, a Princesa Imortal”. O evento, que decorreu na Sala Polivalente, contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Lurdes Rebelo, entre outras personalidades.
A apresentação da obra esteve a cargo de Paulo Costa, que deu voz às palavras que compõem esta história encantadora sobre uma princesa moderna. A sessão foi enriquecida com a presença da ilustradora Margarida Coelho, e com um momento musical.
“Tinara, a Princesa Imortal” destaca-se por apresentar uma protagonista diferente dos contos tradicionais – uma princesa curiosa e empenhada em fazer a diferença na sociedade através da aprendizagem e da ajuda ao próximo. A narrativa desenvolve-se através de emocionantes aventuras que cativam tanto os mais novos como os graúdos.
A autora, natural de Gondomar e professora reformada, soma assim mais um título à sua já considerável bibliografia. Clementina de Sousa, que completou a sua formação académica com uma licenciatura e mestrado em Educação e Diversidade Cultural pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, iniciou o seu percurso literário em 2013 com a publicação de “Branca Flor”.
O seu trabalho literário estende-se também a diversas coletâneas, onde tem publicado contos e poesias, incluindo participações em obras como “Lugares e Palavras de Natal”, “Lugares e Palavras do Porto”, e nas coletâneas das Edições Mimos e Livros, nomeadamente “Mimos de…” e “Anjos da Prosa e da Poesia”.
A sessão terminou com uma calorosa sessão de autógrafos, onde o público teve a oportunidade de contactar diretamente com a autora e com os restantes intervenientes neste projeto literário.