O Grande Auditório do Centro Multimeios de Espinho acolheu, no passado, dia 10 de maio o concerto intitulado “Diálogo entre o Guzheng chinês e a Tabla indiana”, interpretado pelo duo Haiqiong Deng e Lalit Kumar, reconhecidos divulgadores de diversas tradições da música mundial.
A iniciativa contou, uma vez mais, com o apoio do Município de Espinho e está englobada nas celebrações do 9º aniversário do Instituto Confúcio e no desenvolvimento do projeto de ensino de Mandarim nas escolas do Concelho Espinho.
Deng Haiqiong é especialista em guzheng, um instrumento tradicional chinês, o ancestral de diversas cítaras asiáticas de 21 cordas, presas nas extremidades da caixa de ressonância, repousam em cavaletes móveis que determinam a altura da nota. Lalit Kumar é percussionista, compositor de cativantes ritmos eletro-étnicos, afro-cubanos, música flamenca e estruturas melódicas de inspiração indiana.
O concerto contou com um alinhamento especial para esta celebração, com repertório que surpreendem o ouvinte pela variação rítmica e da arte improvisada de que o discurso musical é capaz, sendo possível estabelecer similitudes com a música clássica indiana e diferentes culturas tradicionais.
A parceria entre o instituto Confúcio e o Município de Espinho foi assinada em 2016 e tem apresentado resultados positivos. Este programa de Ensino da Língua e Cultura Chinesa no Ensino Básico, desenvolvido através de um protocolo com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, contempla, até ao momento, 3125 alunos do ensino básico, garantindo a consolidação e sustentabilidade do projeto.