Foi na noite de sábado que o Pavilhão Multiusos de Paredes recebeu mais de 500 vozes, num concerto que reuniu os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP). O espetáculo foi o resultado de um projeto artístico em comunidade que envolveu centenas de pessoas, com a coordenação geral do projeto e da iniciativa MATER 17.
Depois de, em 2021, o projeto Cor(p)o Metropolitano ter levado a cabo 17 residências artísticas, que culminaram com a apresentação de 17 espetáculos únicos em cada um dos municípios que compõem a AMP, em 2022 apresentou-se pela primeira vez, de forma conjunta, em Espinho, num espetáculo “olhar-viagem” pelos territórios e pela memória coletiva da Área Metropolitana do Porto.
Presente neste evento esteve a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, entre outros autarcas dos 17 municípios da AMP. A presidente elogiou o projeto e o grupo de participantes de Espinho. “Quero felicitar o grupo de Espinho pelo seu excelente trabalho e pela sua contribuição para este projeto tão especial. Foi um prazer ouvir as suas vozes e sentir a sua energia.”, disse.