ESPINHO CELEBROU OS 51 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

O Município de Espinho celebrou o seu 51º Aniversário de Elevação a Cidade no passado dia 16 de junho. As comemorações deste aniversário tiveram início com o hastear de bandeira nos Paços de Concelho, ao qual se seguiu a Sessão Solene, realizada na Sala António Gaio, do Centro Multimeios de Espinho.
A personalidade distinguida nesta 51ª sessão solene do Dia da Cidade foi Nuno Lacerda, que recebeu a Medalha de Honra da Cidade e o Título de Cidadão de Espinho. Trata-se do arquiteto responsável por obras no município como o Complexo Habitacional da Quinta de Paramos, FACE ou a remodelação do edifício sede da Junta de Freguesia de Espinho. Lacerda notabilizou-se também como cenógrafo, designer, artista plástico e poeta.

Durante a cerimónia, foram ainda homenageadas e chamadas ao palco mais 6 personalidades, para receberem diplomas de louvor atribuídos nos domínios artístico, científico, tecnológico e cívico:

  • António Saiote (maestro, clarinetista e professor);
  • Alberto Adrego Pinto (matemático, investigador, professor catedrático);
  • Céu Figueiredo (professora na Faculdade de Medicina da UP e investigadora);
  • Armindo Ferreira Neves e Fernando Marques Araújo (bombeiros que a 1 de maio de 1974 salvaram a vida a três pescadores);
  • Francisco Goulão (pintor, professor, artista plástico e defensor da língua gestual).
Esta cerimónia contou ainda a homenagem habitual aos trabalhadores da Câmara Municipal de Espinho que, ao longo deste ano, completam 25 anos ao serviço do município, Ana Loureiro, Ana Fonseca, Cristina Silva e Fernanda Pinto.
Destaque ainda para o momento musical desta cerimónia, que foi protagonizado pelos alunos de iniciação musical 3 e 4, da Academia de Música de Espinho, com acompanhamento de Ana Gaspar (piano), Fabiana Fernandes e Carla Nunes (violino), Maria Alves (viola de arco), e José Silva (baixo elétrico).
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Related articles

spot_img
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR