No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, o Município de Espinho, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promoveu um workshop intitulado “Dos cliques ao progresso: percursos digitais da juventude para o desenvolvimento sustentável”, alinhado com o tema lançado pelas Nações Unidas para 2024.
O evento, realizado esta segunda-feira, 12 de agosto, na sala polivalente da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do Vice-Presidente Luís Canelas, e do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Dias.
Durante cerca de uma hora e meia, a oradora Stéphanie Dermagne abordou o tema do desenvolvimento sustentável, destacando as estratégias necessárias para promover esse objetivo e os desafios enfrentados pelos jovens na atual era digital. A oradora sublinhou que a digitalização está a transformar o mundo, oferecendo oportunidades sem precedentes para acelerar o desenvolvimento sustentável.
“As tecnologias digitais, como dispositivos móveis, serviços online e inteligência artificial, foram identificadas como essenciais para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo significativamente para 70% das 169 metas dos ODS. Além disso, o uso estratégico dessas tecnologias pode reduzir os custos de realização desses objetivos em até 55 biliões de dólares” refere o IPDJ.
O workshop enfatizou o papel central dos jovens na adoção e inovação digital, destacando que três quartos das pessoas entre 15 e 24 anos utilizaram a Internet em 2022, uma taxa superior à de outros grupos etários. Esse envolvimento ativo na esfera digital coloca os jovens na vanguarda das mudanças necessárias para um futuro sustentável.
O evento foi marcado por um ambiente de encontro, convívio e partilha, reforçando a importância da participação juvenil na construção de um mundo mais sustentável através da digitalização.