Entre os dias 24 e 27 de abril, Espinho transformou-se no cenário de uma residência artística denominada “Abril Animado – A Revolução em Duas Dimensões”. Cerca de 45 alunos e uma dúzia de professores reuniram-se na Nave Desportiva e na Pousada da Juventude da cidade, empenhados numa abordagem inovadora da Revolução dos Cravos através do cinema de animação.
O evento dinamizado pela Cooperativa Nascente contou com a participação de estudantes dos cursos de Artes e Multimédia do 11.º e 12.º anos de escolaridade, que se dedicaram à produção de uma curta-metragem. Este projecto especial não só envolveu alunos de Espinho, mas também se estendeu a escolas dos concelhos vizinhos de Ovar.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, visitou o projecto e viu de perto o trabalho dos alunos. “Foi inspirador testemunhar o entusiasmo e a criatividade dos jovens participantes, que utilizaram a arte para mergulhar num período tão significativo da nossa história.”
A estreia do filme está agendada para a sessão de abertura da 48.ª edição do CINANIMA, que ocorrerá em novembro deste ano.