O Município de Espinho, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, apresentou na passada quarta-feira (10 jan.) o programa “Ubuntu no Bairro”, uma iniciativa que visa formar jovens líderes com elevado potencial, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem.
O programa é inspirado em figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala, e baseia-se no modelo de liderança servidora, que coloca o serviço aos outros como prioridade. Trata-se de um programa socioeducativo de intervenção comunitária que integra em si o programa Escolas Ubuntu, que através do desenvolvimento de competências socioemocionais e relacionais, promove o sucesso escolar, a educação para a cidadania, e a resolução de conflitos contribuindo para uma melhoria do clima da escola.
O programa conta com o apoio do PRR e do programa metropolitano de intervenção nas comunidades, e pretende contribuir para um cruzamento de olhares com outros projetos, como a Bandeira da Ética, o Cartão Branco, assim como com os projetos “ESCOLA +” e “+ SUCESSO”, projetos estes a iniciar a muito breve prazo.
A sessão de apresentação do programa contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que afirmou que a sua preocupação principal “foi sempre a de fazer do Município de Espinho um município que se baseia no sentimento de ser (e querer ser) uma Comunidade e que, por isso, se inspira na Comunidade e que só faz sentido se for pensado para estar ao serviço da Comunidade.”, disse.
Também participaram nesta apresentação o chefe de Divisão de Educação e Cultura, Mário Cachada, o CEO do Instituto Padre António Vieira e a coordenadora do projeto Ubuntu no Bairro, Sara Martins.
O programa Ubuntu no Bairro irá iniciar a s suas atividades em breve, com a seleção dos jovens participantes e a definição dos planos de ação para cada contexto. Espera-se que o programa tenha um impacto positivo na vida dos jovens e das comunidades onde estão inseridos, promovendo a cidadania, a inclusão e a transformação social.
O projeto UBUNTU faz parte da operação supramunicipal – Cidades Integradoras, integrada no Acordo do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção PAOITI – AMP Centro Sul, formado pelos Municípios de Vila Nova de Gaia e Espinho, contratualizada ao abrigo do aviso N.º 02/ C03-i06.03/2022 – 1ª Fase, respeitante ao Investimento RE-C03-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto, no âmbito da Componente C3 – Respostas Sociais – do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).