No dia 24 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Espinho acolheu a ação de (in)formação “Migrações: A vivência da igualdade”, organizada pelo Município de Espinho, em parceria com a Associação Mulher Migrante e a Dra. Manuela Aguiar, ex-secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os participantes para as questões da igualdade e da não discriminação, bem como para os desafios e as oportunidades das migrações na sociedade atual.
A ação, que contou com cerca de 20 pessoas, inseriu-se no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Espinho, que visa promover a cidadania e os direitos humanos no concelho. A iniciativa também assinalou o Dia Internacional dos Migrantes, que se celebra a 18 de dezembro, e teve a colaboração do serviço “Espinho Acolhe”, que presta apoio aos migrantes e refugiados que residem ou pretendem residir em Espinho.
Durante a ação de formação, foi ainda apresentado o projeto Erasmus+ WINBIZ, que tem como principal objetivo contribuir para a integração de mulheres migrantes ou de origem não-ocidental no mercado de trabalho europeu. O projeto, coordenado pela CEPROF – Centros de Escolares de Ensino Profissional, Lda., envolve parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre) e oferece um curso online sobre empreendedorismo, destinado a 50 mulheres migrantes que queiram criar ou desenvolver o seu próprio negócio.
A ação de formação foi um sucesso, tendo recebido elogios dos participantes, que manifestaram interesse em continuar a participar em iniciativas semelhantes. O Município de Espinho, através da sua Divisão de Ação Social, pretende continuar a desenvolver ações que promovam a igualdade, a diversidade e a inclusão no concelho.