Estágio técnico de artes marciais Vietnamitas em Espinho

Decorreu na Nave Polivalente de Espinho, entre as 15:00 e as 18:00 do passado dia 11 de Maio, um estágio técnico de artes marciais Vietnamitas organizado pela Associação Portuguesa de Artes Marciais (APAM), sediada na cidade de Espinho, e coorganizado pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Vietnamitas (FPAMV). O encontro técnico contou com o indispensável apoio da Câmara Municipal de Espinho.

Tratou-se de um treino alargado de artes marciais Vietnamitas – Viet-Vo-Dao – e contou com a presença de cerca 40 praticantes vindos de 4 escolas: a APAM de Espinho, a ADNR de Nogueira da Regedoura, a escola Tran-Hiep-Vo-Dao de Santa Maria de Lamas, e a Vo-Dao, do Marco de Canaveses. Fundado em França, a 2 de Abril de 1972, o Viet-Vo-Dao é um movimento que agrega diversas artes marciais de origem Vietnamitas. As artes marciais Vietnamitas, cujo nascimento remonta a 3000 a.C., são muito abrangentes e englobam técnicas de combate com mãos vazias – mãos e pés – e com armas tradicionais vietnamitas – pau-curto, pau-longo, espada, sabre, leque e matracas, entre muitas outras. No Vietname o Viet-Vo-Dao é denominado por Vo-Co-Truyen, que significa: arte marcial tradicional antiga.

Neste evento, com uma duração de 3 horas, os participantes foram divididos em diversos grupos em função da sua idade e graduação técnica. Às crianças foram ministradas sessões técnicas de defesa pessoal, agilidade e iniciação ao combate corpo a corpo. Aos juvenis e adultos foram oferecidas sessões técnicas paralelas. Assim, os praticantes puderam optar entre frequentar sessões de formas e técnicas de leque, ou defesa pessoal contra bastão curto ou treino avançado de combate desportivo.

O estágio foi orientado pelos graduados internacionais Carlos Tavares – 7ºDang World Federation of Vo-Co-Truyen Vietnam (WFVV), Jorge Belinha 6ºDang WFVV e José Luís Loureiro 4º Dang Hiep Khi Vo Dao, tendo sido coadjuvados pelos técnicos graduados da FPAMV: Rita Tavares (4ºDang WFVV) e Filipe Pinto (3ºDang WFVV).

No final do encontro técnico, apesar do evidente cansaço físico, era percetível a satisfação geral e o clima de amizade, camaradagem e boa disposição entre todos os participantes.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

spot_img
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR