No passado sábado, dia 9 de novembro, foi inaugurada na Piscina Solário Atlântico, em Espinho, a exposição “Oficinas ANILUPA – A Arte e o Cinema na Escola”, que estará patente até 24 de novembro. Esta mostra oferece um olhar detalhado sobre os bastidores das oficinas artísticas de cinema de animação realizadas em contexto escolar.
A exposição apresenta uma vasta coleção de elementos plásticos produzidos por alunos, que foram utilizados na criação de filmes de animação, e resulta de colaborações com diversas instituições sociais e culturais. O objetivo é não só demonstrar as várias técnicas e materiais possíveis no cinema de animação, como também destacar as suas aplicações em diferentes formas de expressão artística.
Os visitantes têm a oportunidade de explorar as múltiplas abordagens utilizadas na criação cinematográfica, desde recortes e modelagem até animação de volumes, evidenciando as inúmeras possibilidades criativas que o cinema de animação proporciona. A exposição pretende ainda sensibilizar o público escolar, bem como outros públicos de todas as idades, para esta forma de arte.
Com esta iniciativa, “Oficinas ANILUPA” visa reforçar a integração de diversos públicos, demonstrando exemplos de como a arte e o cinema podem ser veículos de inclusão social e de desenvolvimento criativo.
A mostra está aberta ao público até 24 de novembro e convida todos os interessados em arte, educação e cinema de animação a conhecer de perto o processo criativo que envolve a produção cinematográfica em ambiente educativo.