As Festas em honra de São Pedro tiveram início na passada sexta-feira, com a tradicional arruada da Rusga de São Pedro de Espinho e com o ponto alto das festividades com a procissão solene, no domingo.
A rusga desfilou a partir do Largo da Câmara, percorreu as ruas da cidade e marcou com a sua animação e tradições quantos puderam apreciar os seus cantares tradicionais, os seus belos trajes e a evocação que espalharam pelas ruas da cidade da força e engenho do povo vareiro.
Para além da animação habitual nestas festas, as festas de São Pedro são também de devoção, com a realização da eucaristia solene em honra do santo popular e a procissão solene com benção ao mar.
A procissão foi o momento alto da festa, que contou com a presença de centenas de fiéis que acompanharam a imagem de São Pedro e outros santos pelas ruas de Espinho até à praia, onde o Padre Artur Pinto realizou a benção ao mar.
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fez questão de marcar presença e, dessa forma, associar-se às gentes do mar e à sua Festa em honra de São Pedro, que decorre até esta segunda-feira, dia 1 de julho.