O Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos levou os habitantes da freguesia a uma viagem no tempo, ao recriar as antigas “Romarias”, no passado dia 13 de julho. O evento fez parte do Festival de Folclore de Paramos, que contou com a participação de outros grupos folclóricos de diferentes regiões do país.
A cerimónia de abertura do festival contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias e do representante da Federação do Folclore Português, Manuel Vasco.
A animação ficou por conta do grupo da casa e dos grupos folclóricos convidados: Grupo Folclórico de Coimbra e o Grupo Folclórico Santa Eulália de Barrosas (Vizela). Outros dos grupos convidados, foi o Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco, que por motivos do falecimento de um elemento do do grupo, acabou por não participar.
“Sabemos que o povo na nossa zona frequentemente ia à Romaria do Senhor da Pedra pela grandiosidade da mesma, mas também temos a Romaria da Senhora da Saúde relativamente perto a nível geográfico, e nas nossas recolhas etnógraficas referências à Senhora Da Graça, por exemplo.”, referiu a organização.
O Festival de Folclore de Paramos mostrou-se um verdadeiro sucesso, reforçando a importância da união e da celebração das raízes culturais.