Decorreu no dia 13 julho, a cerimónia de hasteamento da “Bandeira Azul” e da “Qualidade de Ouro 2023“, na Praia de Paramos, em Espinho, onde foi assinado o protocolo estabelecido entre a Quercus e a Águas do Centro Litoral (AdCL), cujo compromisso é firmar a proteção do ambiente, da qualidade da água e da biodiversidade. Esta iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do vice-presidente Luís Canelas, o representante da Direção Nacional da Quercus, Raúl Silva, a Coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental, Lisete Oliveira, em representação da ARH do Norte – APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Normando Ramos.
O concelho de Espinho conta este ano com mais uma “Bandeira Azul”, num total de seis, na sua costa para a época balnear de 2023: a Praia da Seca (atribuída este ano), a Praia Frente Azul, a Espinho-Baía, a Praia da Rua 37, a Praia Pau da Manobra, em Silvalde e a Praia de Paramos.
Foram assim ainda distinguidas com a bandeira “Praia de Ouro 2023”, a Praia Frente Azul e a Praia da Rua 37, somando o total de três zonas balneares do Município de Espinho galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.
Este ano, Espinho junta-se à Águas Centro Litoral para hastear pela primeira vez a Bandeira ColorAdd, numa ação antecipada e com implementação obrigatória prevista para 2024. Os símbolos serão, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica e contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos.