Foi inaugurada, esta terça-feira, dia 7 de maio, na Biblioteca Municipal, uma mostra de exemplares de marcadores de livro, seleccionados da colecção particular de Guida Bruno.
Esta exposição, que está patente até dia 31 de maio, é uma pequena mostra de uma coleção composta por cerca de 72.000 marcadores de livros, vindos de várias partes do mundo divididos e catalogados por temáticas que pretendem proporcionar ao visitante uma viagem intercultural.
Estes exemplares são pedaços de história da cultura portuguesa e mundial, que reflectem o progresso do grafismo, da publicidade, da economia e do lazer. Cuidadosamente preservados, foram recolhidos ao longo da actividade de Guida Bruno enquanto bibliotecária do Museu do Teatro, em Lisboa, sendo o mais antigo datado de 1810.
Durante os últimos anos, foram enriquecendo este espólio, ofertas de amigos e anónimos de todo o mundo.
Esta colecção insere-se numa temática interessante e inédita, cujo conteúdo gráfico nos proporciona imagens de momentos especiais, lugares longínquos ou, apenas, o empenho e qualidade estética que muitos artistas desenvolveram ao serviço de um “acessório” de leitura.
Os interessados poderão visitar a exposição de marcadores de livro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 17h30.