17.9 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Novembro 5, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Inauguração da Exposição “Pintura do Silêncio” no Museu Municipal de Espinho

No dia 27 de julho, o Museu Municipal de Espinho foi palco da inauguração da exposição “Pintura do Silêncio” da artista plástica Maria Antónia Santos. O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que expressou a sua gratidão pela escolha de Espinho como local para esta exposição.
“Agradeço à pintura Maria Antónia Santos por escolher Espinho para apresentar esta exposição antológica. Para nós, é um privilégio acolher a sua estreia na nossa cidade. Estou certa de que os visitantes ficarão tão impressionados e inspirados quanto eu fiquei ao ver estas obras pela primeira vez.”, referiu.

Maria Antónia Santos, natural de Lisboa, possui uma trajetória artística impressionante. Formada pela Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL), Maria Antónia foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em França, onde aprofundou os seus conhecimentos em Tapeçaria. A artista também fez parte do corpo docente da Escola Artística António Arroio e é membro da Association International des Arts Plastiques (UNESCO), tendo representado Portugal na “8th International Tapestry” em Lodz, Polónia.

Com um currículo de exposições em diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Polónia e Finlândia, Maria Antónia Santos já foi premiada com Menções Honrosas em Barcelona e Estoi, medalhas de Bronze em Portimão e Estoril, além do 2º Prémio ERA ART de Gdynia, Polónia. As suas obras fazem parte de coleções particulares em vários países europeus.

A exposição “Pinturas do Silêncio” é uma antologia dos trabalhos de Maria Antónia Santos, abrangendo o período de 2010 a 2024. “O meu trabalho é fruto dos muitos silêncios, de memórias, de olhares… Esta exposição é tudo isso”, explica a artista. Esta será a sua estreia em Espinho, apesar de já ter percorrido ‘meio-Mundo’ com as suas obras.

A artista, que começou a pintar sem se prender a análises ou estigmas, é uma admiradora do trabalho como elemento central da existência. A sua metodologia de trabalho envolve a criação simultânea em várias telas, o que permite que as ideias floresçam em paralelo, sem amarras, sempre buscando ir além do que foi feito anteriormente. A exposição, desprovida de ordem cronológica, convida os visitantes a descobrir as sutilezas e evoluções na obra da artista ao longo dos anos.

A exposição “Pintura do Silêncio” estará patente no Museu Municipal de Espinho até o dia 28 de setembro. É uma oportunidade única para apreciar o talento de Maria Antónia Santos e a profundidade das suas criações artísticas.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Assinatura do Memorando de Entendimento para intervenção no Complexo Desportivo de Guetim

0
No passado dia 28 de outubro, teve lugar a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal de Espinho, Junta de Freguesia de...

Dia de Guetim celebrado com homenagens

0
O salão paroquial de Guetim acolheu no sábado à noite, dia 26 de outubro, as comemorações do Dia da Freguesia, numa cerimónia solene organizada...

Freguesias de Espinho e Viseu celebram Acordo de Geminação

0
Na sexta-feira passada, dia 25 de outubro, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, recebeu no Salão Nobre da Câmara os...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR