A festa em honra da Nossa Senhora do Mar – a maior romaria da freguesia de Silvalde – começou na sexta-feira passada, dia 2 de agosto, com o Desfile do Pescador, desde o largo da Câmara Municipal até ao bairro piscatório, um momento protagonizado pela Rusga Raça Vareira.
Já no sábado, a tarde foi animada com as Danças da ADCE, e o grande destaque foi para o concerto dos Marotos da Concertina, que reuniu, como habitualmente, muitas pessoas naquela zona de Silvalde. Em seguida, ainda atuou Joel Festa Dimazzio.
No domingo, o dia foi essencialmente dedicado à programação religiosa ou não fosse a fé tão importante para as gentes que vivem do mar. Da parte da manhã, realizou-se a tradicional missa, mas a procissão solene, que arrasta sempre multidões a Silvalde, começou apenas às 17h00.
Os 10 andores percorreram as principais ruas daquela parte da freguesia, saindo da Capela da Senhora do Mar e seguindo para norte pela Avenida João de Deus. No Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), a procissão seguiu em direção ao mar, percorrendo depois a zona à beira-mar, onde se realizou a tradicional bênção ao mar, pelo Padre Artur Pinto.
A romaria continuou à noite com a Banda Musikanto, seguindo-se depois Sérgio Moreno, enquanto, já esta segunda-feira (5 agosto), a animação esteve garantida pelos Bandaneia e por Markes Brasil.