O Município de Espinho, em parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, promoveu, no passado domingo, 2 de fevereiro, uma Mostra de Cultura Chinesa, no âmbito do projeto de ensino de Mandarim para o ano letivo 2024/2025. O evento decorreu no Centro Multimeios de Espinho e celebrou o Ano Novo Chinês – Ano da Serpente, reunindo alunos, famílias e a comunidade local.
O auditório recebeu duas sessões de um espetáculo artístico-cultural, onde o público pôde assistir a momentos de música, dança e artes marciais, como a Dança do Leão, Dança Tradicional Chinesa, Música Tradicional Chinesa, Dança do Dragão e Artes Marciais, com performances da Yin Long – Equipa de Demonstração da A.M. Aveiro e da Associação de Cultura Chinesa Pensamento Oriental.
A abertura oficial do evento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, da Vereadora Lurdes Rebelo, e do Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, Leonardo Marcotulio. Na ocasião, a autarca destacou a importância desta parceria para a promoção do ensino de Mandarim nas escolas básicas do concelho, reforçando a aposta no intercâmbio cultural e linguístico.
Paralelamente, na galeria do Centro Multimeios, decorreu uma mostra interativa da cultura chinesa, com workshops e atividades para toda a família, incluindo caligrafia, pintura de máscaras chinesas, escrita de nomes chineses, zona desportiva, pintura de pandas, gastronomia chinesa, artesanato, vestuário tradicional, recorte de papel e a tradicional cerimónia do chá.
O evento teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos e às suas famílias a riqueza e diversidade da cultura chinesa, promovendo o diálogo intercultural e o reforço das relações de cooperação entre Portugal e a China.