O Município de Espinho realizou, nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, o Congresso Internacional de Ética no Desporto, subordinado ao tema “Desafios do Desporto na Educação”. O evento, que contou com a coorganização do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Direção-Geral da Educação e do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, teve como objetivo promover uma reflexão profunda sobre a ética, o desporto, a educação e as boas práticas, com a participação de diversos especialistas nesta temática.
O congresso, que foi creditado para treinadores, técnicos de exercício físico, diretores técnicos e professores de educação física, reuniu docentes, estudantes, dirigentes, técnicos e atletas, que assistiram às conferências, e às partilhas de boas práticas.
Entre os oradores convidados, destacaram-se Jonas Holst, da Universidad San Jorge, Espanha, que abordou a educação em valores e práticas restaurativas, José Pérez Triviño, da Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, que falou sobre a ética do desporto como psicologia aplicada, e Manuel Curado, da Universidade do Minho, Portugal, que encerrou o congresso com uma reflexão sobre o estranho casamento da ética com o desporto.
O congresso foi também uma oportunidade para divulgar o projeto “Bandeira da Ética nas Escolas”, que o Município de Espinho tem vindo a desenvolver, e que visa sensibilizar e formar a comunidade educativa e desportiva para os valores éticos e cívicos no desporto.
A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que presidiu à sessão de abertura e o vice-presidente da Câmara que encerrou o congresso, manifestaram a sua satisfação pelo sucesso do evento, e reafirmaram o compromisso do município em continuar a apoiar e a valorizar o desporto como um instrumento de educação e de desenvolvimento humano.