No passado dia 16 de Junho, a Câmara Municipal de Espinho e a editora Edita-me, no âmbito das comemorações do Dia de Elevação de Espinho a Cidade, lançaram o livro “Viagens por histórias mais ou menos naturais” de Sandra Inês Cruz, vencedora do Prémio Literário Manuel Laranjeira 2017
Esta sessão realizou-se na sala polivalente da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva e contou com a presença da autora, Sandra Inês Cruz, e com o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira.
Para o júri, a obra de Sandra Inês Andrade Ramos Cruz, escolhida entre as 74 candidaturas, sobressaiu pela “originalidade, o respeito por uma das tipologias de texto indicadas e uma vontade de estilo, suscetível de seduzir os leitores das obras a concurso”.
“Sandra Inês Cruz tem formação em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto onde também deu aulas de Televisão.Trabalhou enquanto repórter na RTP durante vários anos, e apresentou e coordenou o TVI Jornal, na TVI.
Depois disso, e enquanto freelancer, coordenou e apresentou o programa “Viajar é Preciso”, e fez o 4xCiência, os dois na RTP.
Tem uma Pós-Graduação em Direito da Comunicação e um Mestrado em Literaturas e Culturas Africanas, ambos pela Universidade de Coimbra.
Deu aulas de Teorias da Comunicação Na Escola Superior Artística do Porto.
Nos últimos anos esteve dedicada a uma série de 13 documentários sobre biodiversidade que escreveu e realizou para a RTP. Lançou um livro para crianças em 2017 intitulado “As viagens mais longas do mundo… as da nossa comida”. É aluna do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.”
Este livro retrata momentos de “viagens, de bichos algumas pessoas, memórias, novidade, ilusões, horizontes abertos e fechados. Este livro é feito de sul, mais do que de norte; de oceanos diferentes, de rios largos e rios secos, de dunas e montanhas, de florestas verde-escuro, de chãos laranja, de calores sufocantes, de madrugadas de chuva, de céus de promessas. O que aqui está é a escrita de dias outros.”
Fotos Filipe Couto