No passado domingo, 3 de setembro, as paróquias de Anta e Guetim despediram-se do padre Pedro Miguel Amorim, que foi pároco nestas comunidades durante dois anos. O padre, natural da Trofa, vai agora assumir as freguesias de Loureiro e UI, na Vigararia de Oliveira de Azeméis-São João da Madeira.
A missa de despedida foi marcada pela emoção e gratidão. O padre Pedro Miguel Amorim recebeu uma lembrança dos paroquianos e fez um discurso em que recordou os momentos que viveu com os fiéis. “Foram dois bons anos. Conheci muita gente, fiz muitas amizades para o resto da minha vida. Mas não gosto de despedidas, porque não vou me despedir. Pode ser que esta Missa não seja a última. Até porque já tive um convite para ir ao Altos Céus. E se puder, ficarei feliz em vir”, disse. Depois de um momento mais emotivo, pediu desculpas por qualquer coisa que possa ter corrido menos bem e agradeceu a todos por tudo. No final, recebeu uma grande salva de palmas dos presentes.
A celebração contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Espinho, Joana Devezas, e do presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, Nuno Almeida, que enalteceram o trabalho do padre Pedro Miguel Amorim e lhe desejaram sucesso na nova missão.
Para o substituir, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, nomeou o padre Sérgio Leal, que já tinha passado pelas duas paróquias durante o seu estágio pastoral na paróquia de Espinho. Tomará posse das paróquias de S. Martinho de Anta e S. Estevão de Guetim no dia 10 de setembro, na missa das 11h.