Decorreu no sábado (28 de setembro), no Centro Multimeios de Espinho, uma ação de sensibilização para os operacionais do Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
Esta ação juntou pessoas certificados da comunidade espinhense, envolveu duas palestras técnicas e um simulacro. Contudo, o aspeto mais diferenciador, passou pelo testemunho ao vivo de dois sobreviventes, um deles que colapsou em janeiro deste ano durante a última edição da Corrida São Silvestre .
Em ambos os casos as pessoas que presenciaram as situações de emergência iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida e o acesso à desfibrilhação ocorreu num curto espaço de tempo.
Durante o discurso de encerramento, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, relembrou que no ano passado foram implementados em Espinho 10 DAD de acesso público e que existem mais de 400 pessoas certificadas para os usarem, reconhecendo que é necessário continuar a apostar na formação da população em geral e expandir o acesso à desfibrilhacão, pelo que o investimento do Município irá continuar nesta matéria.