O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde comemorou no passado dia 25 de Novembro, o seu quadragésimo quinto aniversário, com um programa repleto de atividades culturais e religiosas.
O grupo, que se dedica à defesa e divulgação da etnografia e das raízes de Silvalde, iniciou as celebrações com o hastear da bandeira na Casa da Cultura Santiago, seguido de uma missa em memória dos seus fundadores e colaboradores falecidos, na Igreja Paroquial de Silvalde.
A cerimónia contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Leonor Fonseca, do presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira, e do representante da Federação do Folclore Português, Vasco Rocha, que manifestaram o seu apoio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo rancho ao longo dos anos.
Após a missa, o grupo dirigiu-se ao cemitério, onde colocou uma coroa de flores no memorial dedicado aos seus elementos, sócios e amigos que já partiram.
À noite, o rancho organizou um jantar de aniversário no Restaurante Flor da Corga, em Silvalde, que reuniu elementos, familiares, sócios e amigos. O jantar foi animado por música, dança e recordações, e serviu também para homenagear os elementos que completaram 25 e 40 anos de atividade no rancho. Com 25 anos foram distinguidos Rosa Maria Pinto Amorim, Jorge Moreira de Castro, Rui Alberto Sousa e Silva e Manuel Pacheco das Neves Com 40 anos de atividade, foram distinguidos, Augusto Manuel Pinto Amorim, Paula Cristina Alves Novo e Maria Teresa Ribeiro Santos Teixeira.
O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde foi fundado em 1978, e desde então tem participado em inúmeros festivais, romarias, encontros e intercâmbios culturais, tanto a nível nacional como internacional, levando a cultura e a tradição de Silvalde aos quatro cantos do mundo.