Os atletas espinhenses André Ramos e Ana Catarina Correia iniciaram a sua participação na passada quinta-feira na modalidade de boccia nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
André Ramos, competidor na classe BC1, teve uma estreia auspiciosa ao vencer o canadiano Lance Cryderman por expressivos 7-0 no primeiro encontro da fase de grupos. O atleta português continuou a impressionar no seu segundo jogo, protagonizando uma notável reviravolta contra John Loung, de Hong Kong. Após estar em desvantagem por 6-0 no segundo parcial, Ramos conseguiu dar a volta ao resultado, vencendo por 7-6.
Com estes resultados, André Ramos garantiu a passagem aos quartos-de-final, onde defrontará o sul-coreano Sungjoon Jung. O encontro está marcado para dia 1 de setembro pelas 9h30 (hora de Portugal Continental).
Por seu turno, Ana Catarina Correia, a competir na classe BC2 feminina, enfrentou maiores dificuldades na sua participação. No seu primeiro jogo, a atleta portuguesa foi derrotada pela britânica Kayleigh Haggo por 6-2. No segundo e decisivo encontro da fase de grupos, Ana Correia demonstrou grande determinação, mas acabou por ceder perante a sul-coreana Soyeong Jeong, perdendo por 4-3.
Estes resultados ditaram o fim da participação de Ana Catarina Correia nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, não conseguindo a atleta a qualificação para a fase seguinte da competição.
A participação destes atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 representa um marco significativo para o desporto paralímpico de Espinho e de Portugal, demonstrando o alto nível competitivo dos atletas nacionais nesta modalidade.
Pode ver todos os resultados e calendário em: https://t.ly/cKbqG
Pode assistir aos jogos na RTP Play (Canal 5) ou na plataforma do Youtube do Comité Paralímpico Internacional: https://www.youtube.com/@paralympics
📸 António Borga/CPP