O Município de Espinho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu pelo segundo ano consecutivo mais uma edição do Surf & Rescue, envolvendo mais de 50 surfistas, treinadores de surf e nadadores salvadores.
Esta iniciativa consiste numa formação de 7 horas ministrada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal e pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que permite aumentar a capacitação dos envolvidos no socorro a vítimas de afogamento, bem como agir em situações em que os próprios possam estar em perigo.
Recorde-se que os surfistas desenvolvem a sua atividade de forma constante ao longo de todo o ano, sendo responsáveis por muitos salvamentos realizados, quase sempre de forma anónima.
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, marcou presença na abertura do evento, salientando a forte aposta que o executivo municipal tem feito na segurança das praias de Espinho, indo muito além do consagrado para a época balnear. Agradeceu a grande adesão a este evento, e reconheceu o importante papel dos surfistas, dos nadadores-salvadores e dos bombeiros nos resultados muito positivos que Espinho tem tido em matéria de assistência a banhistas e salvamento aquático no nosso território.